Sobre nós, mulheres

Eis que chego na 39ª semana de gestação, estou cada vez mais com os sentimentos à flor da pele e por isso decidi escrever esse post, finalmente. Há tempos eu vinha refletindo sobre o poder feminino, as nossas relações como mulheres, e agora na gestação tudo isso ficou mais claro e intenso.

Até porque acredito que este seja um dos momentos mais plenos na nossa trajetória feminina. Entendo que para muitas a maternidade não seja algo que desperte tanto interesse, mas de certa forma, viver esse momento, seja pessoalmente ou acompanhando uma amiga querida, é fundamental para o nosso reconhecimento como mulheres.

pregnant-women-steve-gribben-a4148
O assunto rende muitas reflexões, nosso lugar na sociedade, nossas inseguranças, nosso universo tão único e particular, etc. Eu sempre tive amigas, confesso que não muitas, sempre 3 ou 4 por vez, bem próximas, em diferentes momentos da vida. Quando era criança era mais próxima de determinado grupo, depois outro na adolescência, nos cursos da faculdade e assim por diante. Conforme as circunstâncias da vida, eu ia me distanciando de umas, me aproximando de outras.

Tenho a sorte e a alegria de ter conservado muitas dessas amizades, que perduram até hoje, cheias de carinho, não importa o quanto o tempo passe, sempre que nos vemos é único. Ao mesmo tempo, durante a minha vida também tive alguns desafetos femininos. Dizem que a gente tem uma tendência incrível pra criar barreiras entre nós mulheres. Sempre fiquei irritada quando surgia aquela piada “coloca um grupo de homens sozinhos em uma sala por 10 min e eles ficam amigos, aí tu coloca um grupo de mulheres dentro de uma sala sozinhas por 10 min e todas vão se odiar”. Tinha vontade de dizer “que grande b***”, mas as experiências que eu tinha durante a minha vida toda me faziam aceitar esse tipo de afirmação, afinal, eu não gostava de algumas mulheres sem nem saber dizer a razão.

Finalmente, hoje, eu tenho a certeza de que posso começar a dizer “que grande b***” pra essa piada sem graça, classificatória e bem machista. Nós somos sim capazes de ficar 10 min em uma sala sozinhas e sair aos risos e abraços.  É só acreditar na nossa força, na nossa união, acreditar que nós somos sim muito parecidas umas com as outras ao mesmo tempo que somos maravilhosamente diferentes. A gente tem dúvidas, medos, agonias, alegrias, conquistas, que as vezes só podem ser dividas entre nós, mulheres. Nós precisamos umas das outras.

Durante esse período de gestação eu me aproximei de muitas mulheres, algumas que eram conhecidas, amigas distantes, amigas presentes, até mesmo alguns desafetos que viraram afetos, além de todas as mulheres que conheci nos últimos tempos. Eu nunca tinha sentido tamanho amor pelas mulheres, nunca me senti tão acolhida e apoiada, nunca tinha me sentido tão importante pra alguma amiga como hoje eu me sinto, e nunca tinha tido um grupo tão grande de amigas, que não se separa por circunstâncias da vida. Cada janelinha de conversa no meu facebook, cada mensagem no celular, cada e-mail dos últimos tempos tem um nome feminino que agora me completa mais. E aí eu descobri uma palavra que explica todo esse sentimento, toda essa união: Sororidade. Significa a irmandade entre mulheres, numa relação de sororidade somos espelhos umas das outras, o que nos permite reconhecimento, apoio e compreensão.

1005431_271391949670172_1311200730_n

Praticar a sororidade é recuperar esse sentido de irmandade que foi perdido, somos instigadas a rivalizar durante toda a nossa vida, estamos inseridas em uma sociedade patriarcal, que por tantas vezes nos oprime como mulheres. É revigorante ir contra a maré, eu venho espalhando a sororidade por aí, pra ver se mais mulheres se juntam pra que ela faça parte da nossa vida cada vez mais, nos ajude a mudar o mundo, e que não seja corrigida nesse maldito editor de textos como “sonoridade” o tempo todo.

Enfim, escrevi tudo isso pra agradecer. Como eu disse, esses últimos dias têm sido muito intensos, um período de muita reflexão, de emoção, por isso, obrigada amigas, irmãs, por serem tão maravilhosas e me cercarem de apoio e amor, em especial nessa reta final, tenho recebido muitas palavras que me fortificam pra viver o meu parto, receber o meu filho, enfim, ser mãe e mais mulher do que nunca!

Anúncios

4 thoughts on “Sobre nós, mulheres

  1. Lindas palavras!!! Lembre-se delas quando ganhares teu bebê… o tempo fica curto, a gente deixa de lado algumas pessoas, mesmo sem querer! Ficamos tão envolvidos com os afazeres, é aquela loucura de dá de mamar, limpar, dormir, dar banho, dar de mamar… que esquecemos mesmo de tirar um tempinho para o resto do mundo!!! E quando as coisas começam a se ajeitar, tire tempo mesmo para as mulheres e amigas da sua vida!!! Bjão!!!

  2. Adorei o texto, é isso aí! Na gravidez também recebi carinho de pessoas que nem imaginava, de mulheres que eu mal conversava. Temos que resgatar isso. Acompanhar blogs me mostrou isso também, temos tantos sintomas iguais, tantas dúvidas e medos iguais.

    E você comentou lá no blog que está de 40+1, nossa! Que bom que continua esperando, igual continuarei e lhe desejo muuuuita paciência para os possíveis comentários pressionando a chegada do seu filho.
    Nós grávidas que desejamos esperar é que acabamos acalmando os outros. Mas a gente une forças e vamos lá! Quando os bebês darem o sinal, estaremos aqui para recebê-los!

    Beijos
    http://asaladadefrutas.blogspot.com.br/

  3. Nossa. concordo com tudo. realmente a gravidez nos modifica, e depois, quando teu bebe nascer, vais ver que modifica mais ainda com a chegada do pequeno! Sinto saudade da epoca da gravidez justamente pq as pessoas ficam mais afetuosas com as gravidas, parece que somos um anjinho, deixam a gente passar na frente, exibem sorrisos olhando pra barriga.. chega a ser comico! mas é muito gostoso.. uma fase linda, sem duvida! Muita paz pra ti e teu baby! Bjosss

  4. Guria, capaz q tu é gaucha.. tava lendo a zero hora de domingo hoje (segunda) e me deparei com a tua historia. eu bem tongona nem tiinha visto q tu era daqui 😛
    E agora vi a foto do teu baby ali, lindo e forte! Parabens pra voces..sei o quanto voces devem estar felizes.. e cansados! Bjoss

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s